Espaço Telessaúde Recife

A Telessaúde Recife constitui-se uma estratégia que, através do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, fomenta a construção de uma rede de colaboração entre profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) e da Média e Alta Complexidade.

Os serviços ofertados no núcleo de Telessaúde incluem teleconsultorias para filas de espera por exames ou consulta na rede de média e alta complexidade, ou demandas espontâneas, advindas dos profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF) do município. As teleconsultorias constituem-se uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. As teleconsultorias proporcionam um processo de formação significativo para os trabalhadores de saúde, pelo seu potencial de educação permanente, consequentemente, incentiva a equidade no acesso a consultas e exames para os usuários do SUS.

Atualmente são ofertadas Teleconsultorias nas áreas de Otorrinolaringologia, Pré-natal de Alto Risco, Dermatologia, Estomatologia, Saúde Mental, Cirurgia Vascular, Infectologia, Cardiologia e Gastroenterologia e hepatologia.