Espaço Residências em Saúde

Os Programas de Residência em Saúde da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU) estão baseados nos princípios da educação voltada para a transformação da realidade. Orientadas por estratégias pedagógicas baseadas na participação, no diálogo e na problematização da realidade, suas matrizes curriculares valorizam vivências teóricas e práticas em cenários de aprendizagem configurados nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), reconhecendo a Atenção Básica como contexto privilegiado para a formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar.

Histórico

Desde o ano de 2010, a SESAU tem oferecido vagas em programas próprios de residência em saúde (médicas, uniprofissionais e multiprofissionais). Ao longo dos anos esta oferta tem se dado de maneira crescente, com a implantação de novos programas em diferentes áreas de concentração e ampliação das vagas anuais de 02 (duas) em 2010, para 102 (cento e duas) em 2020, proporcionando a atuação simultânea de 216 profissionais residentes, na Rede de Saúde do Recife.

Quadro do número de vagas/ano por Programas de Residência em Saúde da SESAU.

PROGRAMA

NÚMERO DE VAGAS/ANO

Residência em Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar

02

Residência de Medicina de Família e Comunidade

 

20

 

 

Residência em Odontologia em Saúde Coletiva

10

Residência em Enfermagem Obstétrica

10

Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde

12

Residência Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial

05

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

10

Residência Multiprofissional em saúde da Família

16

Residência em Enfermagem Obstétrica

12

Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia

04

Residência Médica em Neonatologia

03

Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

02

TOTAL

102

 

Características dos Programas de Residência em Saúde

O processo de formação em serviço que se dá por meio das residências em saúde tem como objetivo primordial formar profissionais e qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas ao fortalecimento das RAS, como modelo organizativo, e a gestão descentralizada, no intuito de ampliar o acesso e qualificar a atenção à saúde.

Assim, a formação proposta pelos Programas de Residência em Saúde da SESAU, visa favorecer o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes profissionais mais antenadas ao cotidiano assistencial e à gestão do SUS Recife, de modo a consolidar práticas profissionais de reconhecida qualidade e aplicabilidade. Neste interim, a educação permanente em saúde atua como dispositivo fundamental de transformação da realidade, tendo em vista que a inserção de profissionais residentes em diferentes espaços desta rede possibilita a reflexão crítica e a problematização do dia-a-dia das equipes de saúde, num processo constante de trocas e construções.

Outro elemento potente para a transformação da rede de saúde é a produção de conhecimentos que se dá por meio dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR). O TCR é um requisito essencial à finalização deste processo formativo, o qual se inclui nas matrizes curriculares dos diferentes programas como última atividade que o profissional residente deve executar para fazer jus à sua certificação.

A proposta dos TCR, nos Programas de Residência da SESAU, é a de que estes trabalhos possam desenvolver experiências de estudo e/ou intervenção alinhados às necessidades da Rede SUS Recife, de modo a promover reflexões teóricas ou propor soluções práticas que possam subsidiar tomadas de decisão referentes à gestão do cuidado integral.

 

 

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE/SESAU

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Apresentação

O Programa de Residência em Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar constitui-se em um curso de especialização no formato de residência, orientada pela legislação vigente e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Tendo como objetivo formar um profissional habilitado com visão holística e politicamente crítica das urgências, especialmente em seu componente pré-hospitalar. Incorporando competências técnicas para atuação neste campo profissional recente no Brasil. anualmente são oferecidas 02 vagas.

Meta Global

Formar enfermeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, com visão humanista, ética, reflexiva e crítica, qualificado para atuar no atendimento integral ao paciente em situações de urgência em consonância com a Política Nacional de Atenção às Urgências, promovendo a consolidação do Sistema Único de Saúde.

 

 

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Apresentação

O Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Secretaria de Saúde do Recife - PREO SESAU/Recife iniciado em 2014, constitui-se em um curso de pós-graduação lato sensu no formato de residência. Está ligado à Comissão de Residência Multiprofissional do Instituto Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – COREMU/IMIP e tem sua fonte de financiamento assegurada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.anualmente são ofertadas 10 vagas

É desenvolvida com uma carga horária mínima de 5.760 (cinco mil setecentos e sessenta) horas, sob forma de dedicação exclusiva com 80% (oitenta por cento) da carga horária total sob a forma de estratégias educacionais práticas, com garantia das ações de integração, educação, gestão, atenção e participação social e 20% (vinte por cento) sob forma de estratégias educacionais teóricas e teórico-práticas.

Meta Global

Formar enfermeiros com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio crítico-reflexivo por meio de educação em serviço, orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema único de Saúde, humanização da assistência, rede de atenção à saúde da mulher e da criança, com capacidade de atuação em equipes multiprofissionais no planejamento reprodutivo, gravidez, assistência ao parto e puerpério.

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA

Apresentação

A Residência em Odontologia em Saúde Coletiva é um programa de pós-graduação lato sensu, uniprofissional, que objetiva formar cirurgiões-dentistas comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com competências voltadas a uma visão holística e politicamente crítica da realidade.

Financiado pelo Pró-Residência/Ministério da Saúde, o programa iniciou a primeira turma em 2014. Possui como instituição formadora o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e instituição executora, a SESAU-Recife e oferta anualmente 12 vagas.

 

Meta Global

Formar cirurgiões-dentistas para desenvolverem competências profissionais em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e da Política de Saúde Bucal, de modo a atuar na gestão, realizando ações de gerenciamento, planejamento, monitoramento e avaliação em diferentes cenários de prática das redes de atenção à saúde.

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA

Apresentação

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da SESAU-Recife teve início em 2015 ao ter sua homologação na Portaria conjunta nº 1, de 14 de janeiro de 2015, resultado do processo de seleção dos projetos que se candidataram ao PRÓ RESIDÊNCIA, nos termos do edital nº32/SGTES-MS/SESu-MEC, de 24 de julho de 2014.Anualmente oferta 16 vagas, distribuídas entre as seguintes categorias profissionais:

  • Enfermagem - 02 vagas

  • Nutrição - 01 vaga

  • Fisioterapia - 01 vaga

  • Fonoaudiologia - 01 vaga

  • Psicologia - 01 vaga

  • Ciências Biológicas/ Biologia - 02 vagas

  • Ciências Biomédicas/Biomedicina - 01 vaga

  • Odontologia - 02 vagas

  • Terapia Ocupacional - 01 vaga

  • Serviço Social - 01 vaga

  • Educação Física - 01 vaga

  • Medicina Veterinária - 01 vaga

  • Farmácia - 01 vaga

Meta Global

Formar sanitaristas comprometidos com os princípios da Reforma Sanitária Brasileira para exercer o planejamento, gestão e desenvolvimento de sistemas e serviços, incorporando práticas de saúde coletiva, educação permanente e controle social, para o fortalecimento das redes de atenção à saúde e da gestão descentralizada, com vistas a ampliar e qualificar o acesso à saúde.

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Apresentação

O Programa de Residência Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial da SESAU-Recife teve início em 2015 ao ter sua homologação na Portaria conjunta nº 1, de 14 de janeiro de 2015, resultado do processo de seleção dos projetos que se candidataram ao PRÓ RESIDÊNCIA, nos termos do edital nº32/SGTES-MS/SESu-MEC, de 24 de julho de 2014. Oferece anualmente 10 vagas, assim distribuídas:

  • Enfermagem - 02 vagas

  • Educação Física - 02 vagas

  • Psicologia - 02 vagas

  • Terapia Ocupacional - 02 vagas

  • Serviço Social - 02 vagas

Meta Global

Formar profissionais para atuar interdisciplinarmente nos dispositivos assistenciais e de gestão da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS comprometidos com os princípios da Saúde Pública e Reforma Psiquiátrica Brasileira com vistas a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população usuária dos serviços de saúde.

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Apresentação

A Residência Multiprofissional de Vigilância em Saúde da SESAU – Recife teve início em 2015. Este Programa está ligado à Comissão de Residência Multiprofissional do Instituto Medicina Integral Profº Fernando Figueira (COREMU-IMIP), sendo executado pela Secretaria de Saúde do Recife. Anualmente são ofertadas 05 vagas, assim distribuídas:

  • Medicina Veterinária - 01 vaga

  • Nutrição - 01

  • Enfermagem - 01

  • Biologia - 01

  • Saúde Coletiva - 01

 

Meta Global

Formar profissionais atuantes na vigilância em saúde, capazes de realizar a prática estratégica informação / decisão / ação, por meio do reconhecimento do território/ população, do domínio do planejamento, de tecnologias disponíveis e de ações integradas a rede de atenção à saúde, para a resolução dos problemas identificados em nível local e o fortalecimento da gestão descentralizada do SUS.

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Apresentação

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da SESAU Recife, teve início em 2017, está ligado à Comissão de Residência Multiprofissional do Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (COREMU-IMIP), sendo executado pela Secretaria de Saúde do Recife e tem caráter multiprofissional. Anualmente são ofertadas 12 vagas, distribuídas nas seguintes categorias profissional:

  • Psicologia - 01 vaga

  • Fisioterapia - 01

  • Odontologia - 02 vagas

  • Nutrição - 01 vaga

  • Fonoaudiologia - 01 vaga

  • Enfermagem - 04 vagas

 

 

Meta Global

Formar e qualificar profissionais de saúde no âmbito da Atenção Primária em Saúde em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade e de processos de intervenção e vivências que envolvam Atenção à saúde, Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, voltados prioritariamente, para os cenários de práticas das equipes Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Apresentação

A Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde do Recife (RMFC SESAU-Recife) tem como referência base o Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Atenção Primária à Saúde. Este Programa de Residência Médica (PRM) tem em sua essência o treinamento da/o profissional residente para realizar uma tarefa dupla: entender a pessoa e entender a doença dessa pessoa, utilizando assim, o Método Clínico Centrado na Pessoa. A Medicina de Família e Comunidade é comprometida, em primeiro lugar, com a pessoa, e não com um conjunto de conhecimentos, grupo de doenças ou técnica especial. Além disso, considera o contexto familiar e comunitário no qual as pessoas estão inseridas. Anualmente oferta 20 vagas.

 

Meta Global:

Formar Médicas e Médicos de Família e Comunidade para os quais as pessoas e suas famílias sejam o centro do cuidado, que atuem de forma integrada e resolutiva à rede de serviços, coordenando e articulando esta rede, através do trabalho em equipe multidisciplinar, compreendendo as atribuições específicas e comuns a todos os profissionais, lidando com recursos finitos que devem ser utilizados de forma equânime em prol das pessoas e da comunidade sob sua responsabilidade.

 

RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA

Apresentação

O Programa de Residência Médica em Psiquiatria da SESAU-Recife (RMP SESAU-Recife) nasceu em abril de 2013 com incentivo do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas, tem como referências a formação profissional em saúde por meio da integração ensino-serviço em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica, com práticas guiadas pelo conceito de Clínica Ampliada, visando a integralidade do cuidado no território, constituindo e fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) local. O programa ocorre em 03 anos e são oferecidas 06 vagas por ano.

Meta Global

Formar médicos especializados em psiquiatria com visão global do sujeito em seu contexto social e locorregional habilitados para prover cuidado integral e integrado em saúde mental perante o adoecimento psíquico.

RESIDÊNCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

 

Apresentação

O Programa Residência em Ginecologia e Obstetrícia é considerada um programa estratégico do Sistema Ùnico de Saúde e ocorre no Hospital da Mulher do Recife da Prefeitura de Recife. Tem como essência formar médico especialista em Obstetrícia e Ginecologia apto a promover a saúde e prevenir, diagnosticar e tratar as afecções relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas sub-especialidades e nas diversas áreas de atuação, obedecendo os preceitos da humanização e ética na assistência à saúde. Oferta 04 vagas anualmente e as bolsas são financiadas pelo Ministério da Saúde (PRÓ-RESIDÊNCIAS), com tempo de formação de 03 anos.

 

Meta Global

Formar e capacitar médicos com domínio nas bases do atendimento ginecológico e obstétrico de baixo e alto risco e complicações frequentes durante a gravidez, o trabalho de parto, parto e puerpério e em todas as fases da vida da mulher. Realizar com segurança procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade, considerando as várias opções terapêuticas. Dominar as bases teóricas e conceituais da especialidade de acordo com a medicina baseada em evidências, desenvolvendo um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica.

 

 

RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEONATOLOGIA

Apresentação

A Residência Médica em Neonatologia ocorre no Hospital da Mulher de Recife e é uma residência de subespecialidade, realizada pelo médico que possui formação anterior na residência em Pediatria. O objetivo è formar o médico para identificar as principais doenças presentes no período neonatal, realizando o diagnóstico e tratamento mais adequado. Realizar a prevenção de possíveis danos a saúde do do recém-nascido e futura criança, evitando morbidades a curto e a longo prazo. Realizar um atendimento humanizado com paciente e família, baseado em princípios éticos. Atualmente oferta 03 vagas com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde (PRÓ-RESIDÊNCIAS), com tempo de formação de 02 anos.

Meta Global

Capacitar pediatras em Neonatologia para prestar assistência ao nascido vivo desde o nascimento em vários níveis de complexidade, que incluem o atendimento em sala de parto, alojamento conjunto,unidade de cuidados intermediários e intensivos, transporte intra/extra-hospitalar e seguimento ambulatorial de recém-nascidos de risco O programa visa também atividades didáticas baseada nas melhores evidências científicas, incentivo a pesquisa e docência.

 

RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

 

Apresentação

A Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que ocorre no Hospital da Mulher de Recife é considerada um programa estratégico do Sistema Ùnico de Saúde (SUS) e tem como objetivo capacitar o médico a desempenhar ações diagnósticas e terapêuticas envolvendo todas as áreas de imagem. O aprendizado prático permite que os residentes se habilitem a realizar diversos tipos de exames radiológicos dos mais simples aos mais complexos, gerenciando de maneira efetiva os recursos disponíveis em sua região. Atualmente oferta 02 vagas com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde (PRÓ-RESIDÊNCIAS), com tempo de formação de 03 anos.

 

 

 

Meta Global

Capacitar o residente a desempenhar ações diagnósticas e terapêuticas nas áreas de Radiologia Geral e Contrastada, Mamografia, Ultrassonografia nas diversas áreas, Tomografia Computadorizada como Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Radiologia Intervencionista não endovascular, orientado por evidência científica atualizada e em princípios éticos, atuando em equipe, comunicando-se efetivamente, demonstrando respeito e responsabilidade pelos seus pares e pacientes.