A Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Programa Academia da cidade e Secretaria Executiva de Atenção básica, em articulação com a Escola de Saúde do Recife (ESR), abrem CHAMAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE para o XI Seminário do Programa Academia da Cidade (PAC).
XI Seminário do Programa Academia da Cidade (PAC) foi criado para ser um momento de avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano vigente, discussão de temáticas estratégias para qualificar o Programa e de compartilhamento de experiências exitosas e inovadoras.
Objetivo: propõe discutir e compartilhar experiências exitosas e inovadoras no âmbito do Programa Academia da Cidade (PAC) propõe-se a explorar a história e as memórias no Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando sua importância na construção da saúde pública na rede municipal do Recife.
Poderão se inscrever no XI Seminário do Programa Academia da Cidade, profissionais e estagiários de Educação Física do Programa Academia da Cidade, trabalhadores/as (profissionais de saúde) dos serviços de Atenção Básica à Saúde, residentes, professores e estudantes universitários de Educação Física.
O período de inscrição de trabalhos é de 12 à 24 de novembro de 2024.
As experiências a serem compartilhadas deverão estar alinhadas a um dos Eixos temáticos que se seguem:
- Eixo I: Promoção da saúde - autonomia dos sujeitos e das coletividades: Este eixo aborda experiências e intervenções para a promoção da saúde; Empoderamento dos indivíduos e comunidades no cuidado com a saúde; Relato de casos; Práticas coletivas para autocuidado; Estratégias de fortalecimento da participação comunitária na promoção da saúde.
- Eixo II: História e memórias: O segundo eixo explora a intersecção entre cultura, história e políticas públicas de saúde. Relatos de ações e eventos culturais e de lazer no contexto do PAC; Discussão sobre o contexto político e econômico do território atendido; Impacto das ações de saúde pública no bem-estar das comunidades; Memórias e ações culturais no fortalecimento da promoção da saúde comunitária; Trajetória histórica das políticas de saúde no Brasil e suas transformações.
- Eixo III - PAC e Território - Conectando-se à rede: O terceiro eixo trata da relação entre o PAC e o território (organizações comunitárias, serviços de saúde e políticas públicas…); Experiências que discutem como o PAC se relaciona com outras Políticas de saúde; Estratégias de articulação intersetorial na Atenção Básica; Parcerias estabelecidas para o cuidado e promoção da saúde.
- Eixo IV - Tema livre: Este último eixo permite a inclusão de outros temas relevantes para a temática do seminário que não foram abordados nos eixos anteriores. Os profissionais de saúde podem propor temas adicionais que estejam relacionados às atividades do Programa Academia da Cidade.
Os relatos de experiência submetidos poderão conter até 04 (quatro) autores/as e/ou responsáveis, sendo 01(um/a) autor/a principal e 03 (três) co-autores/as. Cada autor ou co-autor poderá inscrever até dois trabalhos.