A Ressignificação do Projeto Político Administrativo Pedagógico instituído na Escola de Saúde do Recife (ESR) traz consigo a missão institucional de transformar, pedagogicamente, indivíduos através de processos de Formação e Educação Permanente em Saúde, respeitando as construções inerentes das subjetividades por meio de narrativas, o desenvolvimento de habilidades técnicas e a construção do pensamento crítico, como prática da educação libertadora, autônoma e protagonista por meio da dialogicidade filosófica Freireana para potencializar a essência da atuação do trabalho colaborativo de atenção à saúde.
Assim, fundamentada em um modelo de gestão participativa e comprometida com a assertividade nas formas e propostas que promovam aprendizagens significativas educacionais, em suas transposições de redes digitais e informacionais para o êxito das ações aplicáveis teóricas, reflexivas, ativas e práticas por meio do campus on-line no modelo híbrido de ensino em consonância com metodologias ativas, aplicadas em seus diversos contextos de atuações profissionais.
A participação dos diversos atores, docentes formadores e discentes cursistas, que atuam no processo educativo, seja na atividade fim ou nas atividades de apoio e suporte, expressa a legitimidade da construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) como um documento norteador do fazer pedagógico nas unidades/setores profissionais; à luz das mudanças que impactam hoje a Formação de Profissionais de atenção à saúde.